“STF avança na condenação de Carla Zambelli: três ministros votam por prisão e perda de mandato.”

O Supremo Tribunal Federal (STF) está avançando no julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Até agora, três ministros – Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes – votaram a favor da condenação da parlamentar. Se a maioria dos ministros seguir esse entendimento, Zambelli pode pegar 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto e ainda perder o mandato.
O caso aconteceu na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Na ocasião, após uma discussão política, Zambelli sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo pelas ruas do bairro dos Jardins, em São Paulo, até um estabelecimento comercial. A deputada alegou que agiu em legítima defesa depois de ser ofendida, mas a Procuradoria-Geral da República argumentou que ela colocou a segurança pública em risco, já que não tinha autorização para portar a arma daquela forma em local público.
O julgamento acontece no plenário virtual do STF e deve ser concluído até o dia 28 de março. Se a maioria dos ministros mantiver o voto do relator, a cassação do mandato de Zambelli será oficial assim que o processo for encerrado e não houver mais possibilidade de recursos.
A defesa da deputada tentou levar o caso para a primeira instância, argumentando que ele não tem relação com o mandato parlamentar, mas o pedido foi negado. Além disso, o advogado de Zambelli, Daniel Bialski, criticou o processo, dizendo que não teve a chance de fazer uma sustentação oral no julgamento.