Política

PL que reduz bancada da Paraíba na Câmara para 10 deputados deve ser votado em dezembro.

-. Fala Silva .- Redistribuição das cadeiras reflete dados do Censo 2022 e atende determinação do STF.

O projeto de lei que redefine o número de deputados na Câmara, com base nos dados do Censo 2022 do IBGE, deve ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana do dia 9 de dezembro. A medida cumpre uma determinação do STF e redistribui as cadeiras parlamentares para refletir a atual população de cada estado.

A Paraíba perderia duas vagas, passando de 12 para 10 deputados federais. Outros estados também seriam impactados negativamente: o Rio de Janeiro seria o mais afetado, com a perda de quatro cadeiras. Bahia, Piauí e Rio Grande do Sul perderiam duas vagas cada. Já Alagoas e Pernambuco teriam uma cadeira a menos em suas bancadas.

Enquanto alguns estados perdem representação, outros ganham. Pará e Santa Catarina teriam quatro cadeiras adicionais, Amazonas ganharia duas, e Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais conquistariam uma nova vaga cada.

O projeto também prevê que a nova distribuição seja anunciada no ano anterior às eleições, assegurando maior equilíbrio na representatividade parlamentar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo