Política

“Justiça da Itália marca audiência sobre extradição de Carla Zambelli.”

A Corte de Apelação de Roma marcou para o dia 27 de novembro a audiência que vai decidir sobre a extradição da deputada federal Carla Zambelli, presa na Itália desde 29 de julho, após deixar o Brasil via Argentina. O julgamento contará com manifestações do Ministério Público italiano, do governo brasileiro, da defesa e da própria parlamentar.

O MP italiano já se posicionou a favor da extradição, solicitada pelo governo brasileiro. O STF confirmou o trânsito em julgado da condenação de Zambelli por perseguição armada, cometida na véspera do segundo turno de 2022, que resultou em pena de cinco anos e três meses. Ela também possui outra condenação, de dez anos, por invasão aos sistemas do CNJ.

A defesa, comandada pelo advogado Pieremilio Sammarco, tentará sustentar a tese de perseguição política, alegando irregularidades no processo e questionando o papel do ministro Alexandre de Moraes.

Zambelli segue detida no presídio de Rebibbia, após ter dois pedidos de liberdade negados pela Corte de Apelação e outro rejeitado pela Corte de Cassação, que apontaram risco de fuga. A decisão final sobre a extradição caberá ao Ministério da Justiça da Itália.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo