Política

“Venezuela manda prender envolvidos na captura de Maduro.”

O regime chavista publicou um decreto determinando a prisão de todos os envolvidos na operação que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, ocorrida no sábado, 3. Embora a ordem já estivesse em vigor desde o fim de semana, o anúncio só veio a público na segunda-feira, 5. O texto também acusa opositores venezuelanos de colaborarem com a ação dos Estados Unidos.

Segundo o decreto, as forças de segurança devem “iniciar imediatamente a busca e captura em âmbito nacional” de pessoas que tenham promovido ou apoiado a ofensiva norte-americana, realizada em Caracas. De acordo com o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, a operação contou com menos de 200 militares e foi classificada como apoio à aplicação da lei, envolvendo ainda ampla logística aérea.

Nos Estados Unidos, Maduro e Flores se declararam inocentes durante audiência de custódia em Nova York. Acusado de narcoterrorismo, tráfico de cocaína e crimes com armas, Maduro afirmou ser o presidente legítimo da Venezuela e disse ter sido “sequestrado”. A Justiça marcou nova audiência para 17 de março.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo