Política

“Trump nega guerra contra Venezuela e descarta eleições nos próximos 30 dias.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Venezuela não realizará novas eleições nos próximos 30 dias e negou que o país esteja em guerra com a nação sul-americana. Em entrevista à NBC News, nesta segunda-feira (5), Trump disse que antes de qualquer pleito é necessário “consertar” a situação interna venezuelana, alegando que não há condições mínimas para votação.

A declaração ocorre após a captura de Nicolás Maduro por forças norte-americanas, em uma operação realizada em Caracas. Trump projetou um envolvimento prolongado dos EUA na Venezuela, com foco na reconstrução da infraestrutura, especialmente do setor energético, que poderá receber investimentos de empresas de petróleo com posterior reembolso.

O presidente também rejeitou a ideia de guerra contra a Venezuela, afirmando que os EUA estariam combatendo o narcotráfico e o envio de criminosos e dependentes químicos ao território norte-americano. Trump destacou que o processo é comandado diretamente por ele e contará com a supervisão de autoridades como Marco Rubio, Pete Hegseth, JD Vance e Stephen Miller.

Maduro foi apresentado à Justiça em Nova York, acusado de conspiração para narcotráfico e narcoterrorismo, e se declarou inocente. Enquanto isso, Delcy Rodríguez tomou posse como presidente. Trump afirmou que ela tem cooperado com os EUA, negou acordo prévio para a remoção de Maduro, mas admitiu que houve tentativas de negociação. Por fim, disse que os EUA estão preparados para uma nova incursão militar caso o novo governo deixe de cooperar, embora afirme não acreditar que isso será necessário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo