“EUA intensificam ofensiva antidrogas e destroem mais três barcos no Pacífico.”

O Comando Militar Sul dos Estados Unidos anunciou a destruição de mais três embarcações usadas pelo tráfico internacional de drogas em águas internacionais do Pacífico Oriental. Segundo o governo norte-americano, oito pessoas morreram nos ataques, classificadas como “narcoterroristas”.
De acordo com a nota oficial, as ações foram conduzidas pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, com base em informações de inteligência que apontavam o uso das embarcações em rotas conhecidas do narcotráfico. As mortes ocorreram em três barcos distintos: três na primeira embarcação, dois na segunda e três na terceira.
Nos últimos meses, os EUA intensificaram operações contra o narcotráfico nas regiões do Caribe e do Pacífico, especialmente próximas à costa da Venezuela. Ao todo, já foram registrados 22 ataques, com mais de 80 mortos. Washington deslocou cerca de 15 mil militares e mais de doze navios de guerra para a região.
O governo norte-americano acusa Nicolás Maduro de liderar um cartel internacional de drogas que abasteceria a América do Norte e financiaria o regime venezuelano. Em resposta, Maduro afirmou que os ataques seriam “execuções em série”, acusou os EUA de planejar sua deposição e pediu à ONU a abertura de uma investigação. O ministro da Defesa da Venezuela classificou a situação como “guerra não declarada”, enquanto a chancelaria venezuelana criticou o que chamou de ameaça militar dos Estados Unidos.
On Dec. 15, at the direction of @SecWar Pete Hegseth, Joint Task Force Southern Spear conducted lethal kinetic strikes on three vessels operated by Designated Terrorist Organizations in international waters. Intelligence confirmed that the vessels were transiting along known… pic.twitter.com/IQfCVvUpau
— U.S. Southern Command (@Southcom) December 16, 2025
“>



