“Tarcísio busca autorização do STF para visitar Bolsonaro e articula anistia no Congresso.”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (16). A decisão depende do ministro Alexandre de Moraes.
Além da visita, Tarcísio atua nos bastidores para articular uma anistia no Congresso. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reúne líderes partidários hoje para definir a pauta. O PL pressiona pela votação do perdão aos condenados pelo 8 de Janeiro, enquanto o PT defende priorizar o aumento da isenção do Imposto de Renda.
Nos últimos dias, Tarcísio se encontrou com líderes do centrão e reforçou o apoio à anistia em ato no 7 de Setembro, quando atacou o STF e chamou Moraes de “ditador e tirano”. A mobilização conta com PL, PP, União Brasil, Republicanos e parte do PSD.
Apesar disso, o avanço da proposta enfrenta resistência do governo Lula, ministros do STF, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e até de setores da própria Câmara. O maior impasse é o texto: o PL quer incluir perdão eleitoral, o que permitiria Bolsonaro concorrer em 2026, mas dirigentes de partidos aliados defendem limitar a anistia para viabilizar a aprovação.