“Com 41 assinaturas, oposição pressiona Senado por impeachment de Alexandre de Moraes.”

A oposição no Senado anunciou nesta quinta-feira (7) que já conseguiu 41 assinaturas favoráveis ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O número representa a maioria necessária para a admissibilidade da denúncia, mas a abertura formal do processo depende do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
O movimento foi liderado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) e pelos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). O último apoio registrado foi do senador Laércio Oliveira (PP-SE).
Segundo Nikolas, caso Alcolumbre leia a denúncia, o Senado deverá instalar uma comissão especial para analisar o pedido. O processo envolve várias etapas, com votações por maioria simples e a possibilidade de afastamento imediato de Moraes, se aprovado.
Após dias de tensão e ocupação do plenário, a oposição decidiu desocupar a Mesa do Senado, em gesto de “restabelecimento da normalidade”, conforme declarou o líder Rogério Marinho (PL-RN).