Política

“Grande Dia”: Moraes Leva Sanção nos EUA e a Direita Comemora nas Redes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foi sancionado pelo governo dos Estados Unidos nesta terça-feira (30) com base na Lei Magnitsky, legislação que permite punir autoridades estrangeiras acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos. A decisão teve repercussão internacional e foi comemorada por críticos do ministro, principalmente nas redes sociais, onde a frase “Grande Dia” viralizou.

Segundo o Departamento de Estado americano, Moraes cometeu abusos como prisões arbitrárias, censura política e perseguição a opositores. As sanções incluem bloqueio de bens em território americano, restrição de movimentações financeiras em dólar e proibição de entrada nos EUA. Empresas e cidadãos dos Estados Unidos também estão impedidos de realizar qualquer tipo de transação com o ministro.

A medida reacendeu o debate sobre os limites do Judiciário brasileiro e provocou reações do governo Lula e de aliados do STF, que classificaram a punição como um ataque à soberania nacional. Já setores da oposição veem a decisão como um alerta vindo de fora para conter o avanço autoritário de figuras que deveriam defender a Constituição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo