Ícone do site Blog do Silva

“Trump corta financiamento de escolas que exigem vacina contra a Covid-19.”

PHOENIX, ARIZONA - DECEMBER 22: U.S. President-elect Donald Trump smiles during Turning Point USA's AmericaFest at the Phoenix Convention Center on December 22, 2024 in Phoenix, Arizona. The annual four day conference geared toward energizing and connecting conservative youth hosts some of the country's leading conservative politicians and activists. (Photo by Rebecca Noble/Getty Images)

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que, se reeleito, irá cortar o financiamento federal de escolas e universidades que exigirem a vacinação contra a Covid-19. A medida faz parte de sua promessa de campanha de eliminar mandatos relacionados à pandemia e garantir que nenhuma instituição imponha restrições baseadas na vacinação.

A ordem executiva assinada por Trump determina que os Departamentos de Educação e Saúde identifiquem subsídios que possam ser revogados de instituições que não cumprirem a nova diretriz. No entanto, especialistas apontam que a maioria das escolas e universidades já não exige mais a vacina, reduzindo o impacto imediato da decisão. Além disso, diversos estados norte-americanos aprovaram leis proibindo esses mandatos.

A decisão gerou críticas, especialmente entre democratas e profissionais da saúde, que alegam que a medida compromete a segurança dos estudantes e interfere na autonomia educacional. No entanto, a ordem executiva se aplica apenas à vacina contra a Covid-19, sem afetar outras imunizações obrigatórias, como sarampo e poliomielite.

Sair da versão mobile